Como fazer apresentações criativas

Na imagem, um rapaz está de pé na frente de uma tela grande, ele aponta pra ela como se estivesse mostrando algo. Em frente ao rapaz existe uma mesa com três pessoas sentadas, observando atentas o que ele mostra.
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Você sabe por onde começar quando o assunto são “apresentações criativas”? Não? Então este post é especialmente para você: preparamos um passo-a-passo com dicas incríveis para te ajudar. Continue lendo!

Mas, porque investir em apresentações criativas?

O maior desafio dos profissionais que buscam se diferenciar é, sem dúvidas, criar apresentações de resultado. Este tipo de demanda é comum nas áreas de marketing, comunicação e publicidade, mas áreas como o Direito ainda estão evoluindo no campo.

Para começo de conversa, é importante ter claro o objetivo da apresentação para encontrar maneiras criativas de alcançar o resultado final pré-estipulado. 

Quando falamos de marketing jurídico, apresentações criativas fazem toda a diferença e estão revolucionando a advocacia. Mas, não se engane: é importante estudar bem as possibilidades para garantir uma boa apresentação.

Faça um bom planejamento antes de começar as apresentações criativas

Em primeiro lugar, quando nos deparamos com um slide em branco é normal ficar um pouco confuso e não saber por onde começar. Todavia, pense em possibilidades de como representar de forma visual o tema proposto para ter boas referências. 

São essas referências que vão te ajudar a entender como será a sua base de slides, paleta de cores, ícones, vídeos… Enfim, os recursos que você decidir usar para enriquecer a sua apresentação.

Ou seja: pesquise MUITO para que a fase do planejamento seja rica e te dê ótimas ideias para criação de apresentações criativas. 

Capriche nos recursos para potencializar sua apresentação

Você conhece o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, né? Agora imagine unir as imagens da sua equipe a recursos incríveis como áudios, ícones ou GIFs, por exemplo. Nesse sentido, separamos alguns lugares que vão te ajudar com esses materiais:

  • Quando o assunto são ícones, o Flaticon fornece opções incríveis;
  • Já para as imagens, o Freepik disponibiliza imagens de alta qualidade e gratuitas;
  • Agora, quando falamos de GIFs, o Giphy é um site excelente. Dica: entenda bem o tema e público-alvo para inserir boas animações.

Veja também: Modelos editáveis com infográficos criativos, apresentações comerciais e diversos documentos jurídicos.

Crie uma boa paleta de cores

Desde já, é importante ressaltar que você não precisa ter medo de usar alguma cor impactante no meio de uma apresentação formal. O ponto é escolher a melhor parte do discurso para enfatizar e despertar a atenção do público. 

Ou seja, não estamos falando de sobrecarregar as suas apresentações criativas com muita cor, mas sim criar uma paleta de cores que lhe permita fazer combinações com cores neutras, como preto e branco, que ajudam a moderar a intensidade das cores na apresentação. 

Selecione dados e números relevantes

Deixe de lado as tabelas e diagramas convencionais e torne os Infográficos uma parte fundamental das suas apresentações criativas.

Infográficos são representações visuais que exemplificam dados e informações importantes para uma captação intuitiva e instantânea pelo interlocutor. Com ele, é possível ressaltar dados e números relevantes, ou seja, você pode usar ícones, imagens e fluxogramas  para contar uma história de modo criativo. 

 No texto “Como aplicar o Visual Law” falamos sobre formatos incríveis para você potencializar o seu documento, como uma petição, contrato ou apresentação institucional. Não esqueça de dar uma olhada para conferir outros formatos.

Apresentações criativas na Ilustra

Enfim, na hora de fazer apresentações criativas é importante dar asas para a sua imaginação. Saia da caixa e evite usar modelos de apresentações padrão que programas como o Power Point, por exemplo, trazem. 

Pensando nisso, criamos o Curso de Visual Law para que você possa aprender técnicas incríveis na hora de criar apresentações criativas no PowerPoint e outras demandas do mercado jurídico. Dá uma olhada no que você vai aprender: 

  • Demandas atuais do mercado jurídico;
  • Passo a passo do Legal Design Thinking;
  • Técnicas de redação de peças jurídicas com a metodologia do Storytelling;
  • Ferramentas de Visual Law, a partir da receptividade da magistratura que observamos no nosso dia-a-dia;
  • Dicas de softwares e técnicas de Design Gráfico para a sua jornada;
  • Oficina de Visual Law no Canva (Contratos);
  • Oficina  de Visual Law no PowerPoint (Apresentações para advogados);
  • Oficina  de Visual Law no Word (Petição);
  • Apresentação de Cases de Visual Law da Ilustra;
  • Dicas de Marketing Jurídico para Advogados.

Além disso, você também encontra soluções para a sua comunicação jurídica, de forma integrada envolvendo suas peças comerciais e institucionais aos seus conteúdos nas redes sociais e o seu posicionamento no Google:

  • Gestão de Redes Sociais;
  • Folders;
  • Consultorias;
  • Materiais de relacionamento com o cliente;
  • Google ADS;
  • WebSites;
  • Landing Pages;
  • Identidade Visual;
  • Vídeos Institucionais.

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Entre em contato conosco!