O que é Visual Law e como aplicar na advocacia?

Na imagem, uma mesa com alguns papéis com gráficos. Do lado direito, duas mãos seguram um papel ao lado de um notebook.
Tempo de leitura aproximado 2 minutos

Antes de tudo, com o suporte da tecnologia, atividades de diversos segmentos vêm conquistando avanços importantes. No meio jurídico não podia ser diferente e alguns destes avanços chegaram através do Legal Design, que coloca os princípios da empatia, colaboração e experimentação no dia-a-dia dos advogados, trazendo soluções como o Visual Law.

Em uma matéria recente da Folha de São Paulo, o grupo VisuLaw revela que o Poder Judiciário está receptivo à utilização de recursos visuais em petições e outros materiais, mas sem excessos. 

Mas, afinal, o que é Visual Law? Ele é uma subárea do Legal Design que usa elementos visuais para tornar o Direito mais claro e compreensível. Ou seja, o que se busca é transformar a informação jurídica em algo que qualquer pessoa possa entender.  

Como funciona o Visual Law na prática?

Existem diversas técnicas para aplicar o Visual Law que envolvem a utilização de formatos variados, como vídeos, fluxogramas, infográficos, storyboards e bullet points, por exemplo. 

Os advogados podem aplicar o Visual Law em petições, termos de uso e contratos, por exemplo, combinando elementos visuais e textuais para esclarecer o caso do cliente e, com isso, aumentar as chances de conquistar a atenção dos magistrados aos seus pedidos. 

A ideia também se aplica em documentos consultivos, promocionais, internos ou mesmo comerciais. Transformar contratos cansativos em documentos claros e interativos é um exemplo disso, que aproxima os advogados dos seus clientes e amplia suas chances de conversão e fidelização.

Onde aplicar o Visual Law?

As ideias para aplicação do Visual Law são diversas, nesse sentido, separamos as principais para você conhecer: 

  • Storyboards: para esclarecer a dinâmica de relações e representar os fatos com ilustrações;
  • Vídeos: para destacar argumentos, complementar petições e explicar casos complexos;
  • Fluxogramas: para ilustrar diversos recursos de um mesmo processo e desenhar a logística interna das empresas;
  • Infográficos: para ilustrar estatísticas, dados comparativos e a cronologia de determinados acontecimentos. 

O melhor do Visual Law é na Ilustra 

Agora que você sabe o que é Visual Law, conquiste as competências essenciais da comunicação visual para aprimorar seus resultados comerciais na advocacia e implementar recursos incríveis nos seus documentos jurídicos. Aqui na Ilustra você pode aplicar o Visual Law em peças diversas do:

  • Contencioso: Aumente o convencimento dos seus destinatários com textos claros, objetivos e otimizados por recursos visuais estratégicos que esclarecem seus argumentos;
  • Consultivo: Transforme regulamentações, tramitações e outros temas complexos em comunicados, e-books, cartilhas e apresentações criativas com informações estratégicas para criar relacionamentos de longo prazo com seus clientes;
  • Comercial: Amplie suas oportunidades de negócio com contratos, propostas, termos de uso, políticas de privacidade e apresentações de alto impacto com uma redação assertiva e o melhor do design para advogados;
  • Comunicação Interna: Transforme a relação do departamento jurídico com as demais equipes da empresa promovendo uma comunicação clara através peças jurídicas objetivas para treinamentos, comunicados, apresentações, informativos e manuais;

Por outro lado, além de encontrar opções criativas de Visual Law, também somos especializados no Marketing Jurídico. Tenha acesso a soluções para integrar as suas peças comerciais e institucionais aos seus conteúdos nas redes sociais e o seu posicionamento no Google com nossas soluções:

  • Gestão de Redes Sociais;
  • Folders;
  • Materiais de relacionamento;
  • Google ADS;
  • WebSites;
  • Landing Pages;
  • Identidade Visual;
  • Vídeos Institucionais. 

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Entre em contato conosco!