Marketing Jurídico: 5 dicas para atrair clientes

No lado esquerda da imagem, um homem segura um celular com uma das mãos. Do lado direito, ele aponta a sua mão direita para o celular mostrando as mensagens e notificações recebidas.
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A princípio, o marketing jurídico digital é algo relativamente novo no mundo da advocacia. Por isso, muitos advogados ainda não conhecem os benefícios de usar as estratégias na profissão.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar como o marketing jurídico pode ser incorporado com praticidade no seu dia-a-dia e quais são os seus retornos na atração de novos clientes.

5 dicas para atrair clientes com o Marketing Jurídico

1. Distribua conteúdo relevante na internet

Antes de mais nada, é importante relembrarmos o conceito primário de marketing jurídico. A técnica consiste na aplicação das ferramentas de divulgação dos escritórios de advocacia com a produção de conteúdos nas redes sociais, blogs, podcasts, vídeos, etc, sempre em conformidade com as normas do Código de Ética da OAB.

Hoje em dia, aparecer na primeira página do Google de forma orgânica (quando as pessoas pesquisam algo que se relaciona ao seu escritório) pode demandar alguns meses, e até anos, com muita dedicação na produção de conteúdo.

Dessa forma, é importante produzir conteúdos com as técnicas corretas de SEO (Search Engine Optimization ou “Otimização de mecanismos de busca”) falando sobre as tendências do mercado jurídico, novidades do setor e outros assuntos relevantes. 

Leia também: O que é Visual Law e como aplicar na advocacia?

2. Tenha um site responsivo

Nos últimos 10 anos o tráfego de dados móveis aumentou quase 300 vezes no âmbito global (fonte: Ericsson). Isso significa que a comunicação móvel teve um impacto incrível na sociedade e nos negócios como um todo.

Otimizar o seu site e torná-lo responsivo é o primeiro passo para estar presente nas experiências mobile. No entanto, você não pode esquecer do apelo estético e de uma produção de conteúdo focada na experiência do usuário, além das boas práticas de SEO. 

3. Foque nos clientes e tenha consistência

Os seus clientes, atuais, anteriores ou potenciais, são a força do seu escritório. Nesse sentido, todas as estratégias de marketing jurídico devem ser feitas para eles. 

Para engajar clientes e prospects (clientes em potencial), é importante conhecer muito bem a sua persona, seus problemas e as soluções almejadas. Se você não tem uma ferramenta de marketing jurídico para criar a sua persona e não sabe por onde começar, a criação de uma buyer persona pode te ajudar. 

Então, após conhecer muito bem os seus clientes, defina quais serão os seus canais de comunicação, suas metas de produção de conteúdo (periodicidade, quantidade, formatos) e mantenha constância na sua divulgação.

Divulgue um post por semana, um a cada quinze dias ou um por mês: o que importa é produzir conteúdo relevante. Canais como TikTok e Twitter, segundo a Folha de São Paulo, tem uma excelente aderência ao público, mas o Linkedin e o Instagram podem ser mais práticos para um início de divulgação. 

4. Engajamento e avaliações

As avaliações, recomendações e depoimentos são conteúdos importantíssimos para atrair novos clientes. Não tenha vergonha de pedir para que as pessoas compartilhem seus conteúdos ou deixem as suas avaliações. 

Além disso, também é importante se manter próximo do consumidor para mostrar conteúdos relevantes e se mostrar disponível. Essa proximidade, sem dúvidas, vai gerar uma conexão fundamental para conquistar resultados e te diferenciar da concorrência na advocacia. 

5. Comunicação por e-mail

Pode parecer que não, mas o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais importantes de marketing para advogados. Além de ser uma excelente maneira de atrair novos negócios, o e-mail é um canal importante para manter ou criar um relacionamento com a sua base de clientes.

Nesse sentido, um e-mail marketing mensal ou semanal, por exemplo, é um ótimo caminho para manter contato e falar sobre os temas que você produz. 

Para ter sucesso com os resultados faça um bom planejamento de e-mails, considerando todos os possíveis temas e as datas de postagem, procure uma plataforma de automação que permite enviar e monitorar as métricas dos e-mails enviados, além de criar campanhas personalizadas e segmentadas.

A Ilustra pode te ajudar com o seu Marketing Jurídico

Cuide do Marketing Jurídico do seu escritório: a Ilustra é a primeira agência de Visual Law do Brasil também especializada no Marketing Jurídico. 

Na Ilustra você encontra todas as soluções para a sua comunicação jurídica, de forma integrada das suas peças comerciais e institucionais aos seus conteúdos nas redes sociais e o seu posicionamento no Google:

  • Gestão de Redes Sociais
  • Folders
  • Consultorias
  • Materiais de relacionamento
  • Google ADS
  • WebSites
  • Landing Pages
  • Identidade Visual
  • Vídeos Institucionais

Por fim, além de encontrar opções de Marketing Jurídico, você tem acesso a soluções criativas de Visual Law e Legal Design para aprimorar seus resultados comerciais na advocacia e implementar recursos incríveis nos seus documentos jurídicos. Aqui na Ilustra você pode aplicar o Visual Law em peças diversas do:

  • Contencioso: Aumente o convencimento dos seus destinatários com textos claros, objetivos e otimizados por recursos visuais estratégicos que esclarecem seus argumentos;
  • Consultivo: Transforme regulamentações, tramitações e outros temas complexos em comunicados, e-books, cartilhas e apresentações criativas com informações estratégicas para criar relacionamentos de longo prazo com seus clientes;
  • Comercial: Amplie suas oportunidades de negócio com contratos, propostas, termos de uso, políticas de privacidade e apresentações de alto impacto com uma redação assertiva e o melhor do design para advogados;
  • Comunicação Interna: Transforme a relação do departamento jurídico com as demais equipes da empresa promovendo uma comunicação clara através peças jurídicas objetivas para treinamentos, comunicados, apresentações, informativos e manuais;

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Entre em contato conosco!