Por que não usar o Juridiquês em contratos?

Na esquerda, um rapaz segura uma folha com uma das mãos e aponta para a folha com a mão livre. Na direita, uma moça apoiada no rapaz prestando atenção no papel que ele está apontando.
Tempo de leitura aproximado 3 minutos

Antes de tudo, devemos nos lembrar da complexidade inerente à linguagem jurídica. Foi por isso e pela demasiada formalidade que ela começou a ser chamada de “Juridiquês”. Uma vez que, geralmente, só operadores de Direito conseguem entender a linguagem, hoje vamos te explicar por que não usar o juridiquês em contratos e como outras linguagens podem otimizar essa comunicação. 

O que é o Juridiquês?

Em primeiro lugar, o juridiquês é, basicamente, o uso de termos técnicos inclusive, em latim em contratos e processos. O problema é que, como o Direito é uma área que se relaciona com todos os tipos de públicos, alguns cidadãos leigos não compreendem a linguagem. 

Vamos falar, por exemplo, de um contrato de acordo. No contrato, as partes manifestam a sua vontade através do acordo, que precisa de clareza na comunicação para que ambos possam compreender as obrigações do contrato em todas as etapas: negociações, redação do contrato e, também, na fase pós-contratual.  

 Nesse sentido, com o uso desnecessário e sem medidas do Juridiquês, o problema surge quando as partes não possuem conhecimento técnico jurídico para entender as especificidades do contrato e a interpretação fica comprometida, tornando o contrato incompreensível.

Nestes casos, substituir as palavras em latim por palavras em português, por exemplo, torna o conteúdo acessível para todos os públicos.

Visual Law e Legal Design como ferramentas de transformação 

O Visual Law é uma subárea do Legal Design que usa elementos visuais para tornar o Direito mais claro e acessível. Ou seja, o seu principal objetivo é transformar a comunicação jurídica em algo que qualquer pessoa possa entender.

As técnicas podem ser aplicadas em petições, termos de uso e contratos, por exemplo. Combinadas com elementos visuais e textuais para destacar ou esclarecer o texto, a ideia também se aplica em documentos consultivos, promocionais, internos ou mesmo comerciais.

As ideias para aplicação do Visual Law são diversas, nesse sentido, listamos algumas para você conhecer: 

  • Storyboards: para esclarecer a dinâmica de relações e representar os fatos com ilustrações;
  • Vídeos: para destacar argumentos, complementar petições e explicar casos complexos;
  • Fluxogramas: para ilustrar diversos recursos de um mesmo processo e desenhar a logística interna das empresas;
  • Infográficos: para ilustrar estatísticas, dados comparativos e a cronologia de determinados acontecimentos.

Leia também: O que é Visual Law e como aplicar na advocacia?

Vantagens da substituição do Juridiquês em contratos 

De acordo com Francisco de Assis Barbosa Júnior, juiz da 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande (PB) e gestor do projeto “Design TRT”, iniciado em junho de 2021, “Não adianta ter a sentença na mão se não entender o que está escrito”. 

Ou seja, as pessoas precisam ter clareza sobre as informações recebidas para que possam se comunicar de maneira eficaz e, principalmente, entender seus direitos. Mas, além disso, existem outras vantagens: 

  • Inclusão: pessoas iletradas e pessoas com diploma passam a entender conceitos técnicos de forma clara e objetiva;
  • Aproximação com o público: antes da pandemia as pessoas já tinham interesse em temas jurídicos, hoje a abertura é maior e a tendência é que essa aproximação aumente com futuras gerações;
  • Fluxogramas: para ilustrar diversos recursos de um mesmo processo e desenhar a logística interna das empresas;

Visual Law e Legal Design é na Ilustra 

Por fim, agora que você entende por que não usar o juridiquês e conhece um pouco sobre Visual Law, conquiste as competências essenciais da comunicação visual para aprimorar seus resultados comerciais na advocacia e implementar recursos incríveis nos seus documentos jurídicos. Aqui na Ilustra você pode aplicar o Visual Law em peças diversas do:

  • Contencioso: Aumente o convencimento dos seus destinatários com textos claros, objetivos e otimizados por recursos visuais estratégicos que esclarecem seus argumentos;
  • Consultivo: Transforme regulamentações, tramitações e outros temas complexos em comunicados, e-books, cartilhas e apresentações criativas com informações estratégicas para criar relacionamentos de longo prazo com seus clientes;
  • Comercial: Amplie suas oportunidades de negócio com contratos, propostas, termos de uso, políticas de privacidade e apresentações de alto impacto com uma redação assertiva e o melhor do design para advogados;
  • Comunicação Interna: Transforme a relação do departamento jurídico com as demais equipes da empresa promovendo uma comunicação clara através peças jurídicas objetivas para treinamentos, comunicados, apresentações, informativos e manuais;

Além de encontrar opções criativas de Visual Law, somos especialistas em Marketing Jurídico. Conheça soluções para integrar as suas peças comerciais e institucionais aos seus conteúdos nas redes sociais e o seu posicionamento no Google com nossas soluções:

  • Gestão de Redes Sociais;
  • Folders;
  • Materiais de relacionamento;
  • Google ADS;
  • WebSites;
  • Landing Pages;
  • Identidade Visual;
  • Vídeos Institucionais. 

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Entre em contato conosco!